quinta, 05 de abril de 2018 - 11:22h
Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca completa 16 anos
Aniversário contará com programação pedagógica e cultural de 9h às 17h na área interna do Museu Sacaca nesta sexta-feira, 6.
Por: Da Redação/SECOM e Cláudio Rogério/
Foto: Jô Mendes

O Governo do Amapá realiza nesta sexta-feira, 6, uma programação alusiva aos 16 anos da Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca. A programação acontecerá das 9h às 17h na área interna. Haverá comercialização de artesanato, venda de comidas e bebidas, atividades pedagógicas e culturais.

Entre as atividades estão, contação de estórias, exposição Galeria de Artes Samaúma, exposição do IEPA, grupo de dança, oficina de boneca, visitação ao Planetário, produção e comercialização de farinha, produção e degustação de açaí, oficina de chás medicinais, apresentação de grupo de Marabaixo e corte do bolo.

A cada ano, o aniversário da Exposição a Céu Aberto conta com o ‘Museu Vivo’, que mostra o modo de vida das comunidades e seus costumes, valorizando seus conhecimentos tradicionais.

Reforma

Este ano, através de parcerias com instituições públicas e privadas, as ambientações passaram por reformas, restaurações e revitalizações dos espaços. Foi o caso de ambientes como a Casa dos Ribeirinhos, Casa das Parteiras, barco “O Regatão”, Casa de Farinha e a edificação total de três casas indígenas que se encontram em fase de construção.

Quem visita a Casa das Parteiras, pode perceber uma nova cobertura feita com palhas de buçu e reforma nas escadarias e passarelas. Esta semana, o Governo do Amapá deu início à segunda etapa de reformas, construções, restaurações e revitalizações dos espaços permanentes dentro do Museu Sacaca.

A Casa dos Ribeirinhos será totalmente reformada, com novas coberturas feitas com palha de buçu e o assoalho que será reerguido com troncos de palmeiras de paxiúba. Trata-se de uma representação do local onde moram as famílias que ficam às margens dos rios da região amazônica.

Além das reformas nas estruturas físicas, a Casa dos Ribeirinhos também receberá novas peças que compõe o acervo interno do espaço como bacias, pratos, colheres, tigelas, alguidar e paneiros.

Para a execução dos trabalhos, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), firmou parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) - unidade de Mazagão - e com a Escola Família Agroextrativista do Carvão.

“Dentro desse trabalho, nos deparamos com pessoas que estão diretamente envolvidas com tudo isso que temos dentro do Museu Sacaca. Todos os investidores que estão dando sua parcela de contribuição para revitalizar os espaços, se sentem parte do ambiente. E isso só fortalece cada vez mais a parceria”, afirmou o diretor-presidente do Iepa, Jorge Souza.

Exposição a Céu Aberto

Construída com a participação da comunidade e inaugurada em 5 de abril de 2002, a Exposição a Céu Aberto é um espaço de histórias vivas que tem por objetivo, promover ações museológicas de pesquisa, de preservação e de comunicação do patrimônio cultural.

Em suas atividades, busca valorizar o saber popular e relacioná-lo com o saber científico, aproximando a sociedade das pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), que administra o Museu Sacaca. Essa aproximação acontece através de projetos, exposições e oficinas pedagógicas, a fim de envolver a população nas atividades que reconhecem, valorizam e protegem o patrimônio.