quinta, 03 de maio de 2018 - 17:13h
Sábado tem roda de conversa com parteiras no Museu Sacaca
Evento ocorrerá das 9h às 12h em homenagem ao Dia Internacional da Parteira. Roda de conversa será voltada para técnicos e acadêmicos de enfermagem.
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
A Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca tem a Casa das Parteiras

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) promove neste sábado, 5, o evento denominado “Roda de Conversa com Parteiras Tradicionais”, das 9h às 12h, no Auditório Waldemiro Gomes do Museu Sacaca em Macapá. A data marca o Dia Internacional da Parteira, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1991, com o objetivo de homenagear e enfatizar o valoroso trabalho exercido por essas pessoas no cuidado prestado às mulheres e à vida humana.

O evento será voltado para técnicos e acadêmicos do curso de enfermagem. As conversas serão ministradas por parteiras indígenas, quilombolas, ribeirinhas e técnicas da saúde, especializadas na área de parto humanizado.

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo não havendo dados precisos relacionados ao número de parteiras tradicionais existente no Brasil, é possível afirmar um número expressivo desta atividade tradicional, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste do país.

As parteiras tradicionais são referências e figuras de liderança nas comunidades em que vivem. São prestadoras de diversas ações sociais e culturais em suas localidades. Em geral, passam por elas trabalhos de parto humanizado. As parteiras também atuam como agentes de saúde e chegam, até mesmo, a serem mediadoras de conflitos.

”Na maioria das veze,s são mulheres mais idosas, experientes e sem formação acadêmica. Mas com conhecimentos e experiências na realização de partos humanizados. Elas são conhecedoras de ervas que são usadas no ciclo da gestação, parto e pós-parto”, afirmou a coordenadora do Núcleo Pedagógico do Museu Sacaca, Deuzete Moreira.

Na roda de conversa, o participante assistirá a uma peça teatral na Casa das Parteiras sobre esse assunto e poderá tirar suas dúvidas sobre os métodos cuidadosos da realização de um parto humanizado. E, também, receberá certificado de participação no evento.

Para participar da atividade, o técnico ou acadêmico do curso de enfermagem poderá fazer sua inscrição, gratuitamente, no Bloco Pedagógico Museu Sacaca ou no dia do evento. Informações pelo telefone (96) 99146-6842.